Gerdau patrocina II Workshop para difundir cravação de estacas metálicas com martelos vibratórios

As estacas metálicas produzidas pela Gerdau oferecem muitas vantagens se comparadas a outras soluções. São uma solução limpa, uma vez que sua execução dispensa a utilização de água e sem retirada de terra. Suportam grandes capacidades de carga e são de fácil operação, sem limitação de profundidade. Têm sua qualidade e segurança comprovadas pelos principais instrumentos de controle. Outra vantagem das estacas metálicas está associada ao seu uso com martelo vibratório. Quando cravadas com o equipamento, também produzem o mínimo de barulho.

Esse é um dos motivos que levaram a Gerdau a patrocinar o II Workshop Brasileiro sobre Cravação de Estacas com Uso de Martelo Vibratório. “É o casamento perfeito”, afirma o engenheiro civil Luciano Soares, cofundador da empresa G2Base da Gerdau.

G2Base é empresa da Gerdau para obras de fundações

Pioneira nas soluções de aço no Brasil, a Gerdau criou a empresa G2Base com o objetivo de aumentar a participação das soluções em aço nas obras de fundações do país. A G2Base veio ao mercado para integrar soluções, introduzindo tecnologias e aumentando a produtividade, oferecidas pela Gerdau à construção civil.

Soares explica que as estacas metálicas trazem consigo muitos benefícios às obras de fundação, mas que sua principal desvantagem seria o ruído produzido quando cravada. “O martelo vibratório é o equipamento ideal para cravar as estacas metálicas exatamente por conta disso: ele elimina esse ruído durante cravação”, diz.

Considerando as obras que acontecem em grandes centros urbanos, o uso das estacas metálicas em conjunto com o martelo vibratório produz um “casamento perfeito”, já que as soluções unidas não geram transtorno à vizinhança da obra.

Por isso, o cofundador da G2Base considera tão importante o Workshop realizado pelo Núcleo Regional Minas Gerais da ABMS. “O equipamento é utilizado amplamente na Europa, mas no Brasil, passou a se tornar mais comum apenas recentemente”, afirma. “Patrocinar o evento é uma forma de motivar o mercado a investir no negócio da cravação das estacas vibradas e a conhecer essas soluções que trazem ampla vantagem às obras de engenharia”.