Martelo de ressonância será tema do II Workshop

O martelo de ressonância, uma nova tecnologia que tem sido amplamente utilizada na Europa, será objeto de apresentação e debate no II Workshop. A apresentação desse novo recurso e das vantagens de sua utilização na cravação de estacas ficará a cargo do especialista Edwin Arnal, dirigente do grupo Dieseko para a América Latina. A Dieseko é fabricante do martelo Resonator, que será apresentado no Workshop, que acontece no dia 30/11, às 19h.

O que é o ‘Martelo de ressonância’

Martelo de ressonância


No I Workshop sobre Cravação de Estacas com uso de Martelo Vibratório, realizado em 2019 em Belo Horizonte (MG), a comunidade geotécnica teve a oportunidade de conhecer o martelo de ressonância. A apresentação técnica feita pelo engenheiro Marcelo Bois impressionou pelo uso seguro do martelo em locais sensíveis às vibrações, como projetos de restauração em áreas urbana, ou em locais próximos às estruturas consideradas de risco, ferrovias em operação, espaços onde há tanques de combustíveis e também barragens de terra.

Segundo o engenheiro Ivan Libanio, presidente da Comissão Organizadora do Workshop, o equipamento não tem massa excêntrica, nem rolamentos, e produz uma vibração muito pequena no solo adjacente à cravação.

“Isso é possível por conta da tecnologia de ressonância, causada por um arranjo de cilindro que opera de 6.000 a 10.000 RPM em impulsos da ordem de 3mm que são controlados por computador, atingindo a frequência sônica para causar a ressonância na estaca metálica, que fica similar a uma mola que estica e volta”, explica o engenheiro. “Por isso é possível a penetração da estaca com um mínimo de vibração ao redor, em mínimos deslocamentos múltiplos”.

Não perca a apresentação dessa nova tecnologia neste II Workshop!