Patrocinadora do II Workshop, VPA Equipamentos destaca as vantagens dos martelos vibratórios

Desde que começou a ser utilizado no Brasil, há pouco mais de 15 anos, o martelo vibratório tem progressivamente conquistado o interesse do mercado da construção civil. A VPA Equipamentos, patrocinadora do II Workshop Brasileiro de Cravação de Estacas com uso de Martelo Vibratório e associada coletiva da ABMS, tem acompanhado de perto a evolução do uso do equipamento desde sua chegada, quando também passou a oferecer essa solução para seus clientes.

A empresa é especializada em oferecer soluções completas para obras de engenharia civil, especialmente para escoramento e contenção de solos. Além de fabricar estacas pranchas metálicas e blindagens de vala, a VPA atua na locação e na comercialização de equipamentos para construtoras e empreiteiras. Dentre as soluções oferecidas, está a locação do martelo vibratório juntamente com o serviço de cravação e extração, que tem sido cada vez mais difundido nas obras de engenharia pelo país.

Vantagens do martelo vibratório

Segundo o engenheiro de produção civil Júnio Oliveira, que é coordenador técnico comercial da VPA Equipamentos, o uso de martelos vibratórios tem crescido por oferecer uma eficiência maior por um custo menor em comparação a outros métodos de cravação de estacas.

Foto: Divulgação/VPA Equipamentos

“As empresas fabricantes desses equipamentos têm desenvolvido modelos ainda mais tecnológicos, de alta eficiência e produtividade, com mais recursos e principalmente mais seguros para os profissionais envolvidos na operação”, diz o coordenador técnico. “Isso com certeza tem merecido a atenção de um número cada vez maior de construtoras e empreiteiras”.

No entanto, há ainda uma boa parcela do mercado que não conhece tais benefícios. O engenheiro considera que, apesar de ser um equipamento presente no país já há algum tempo, a engenharia civil tem muitos campos de atuação e nem todos os profissionais conhecem os benefícios do martelo vibratório.


Participação no Workshop

Em 2019 aconteceu a primeira edição do Workshop Brasileiro de Cravação de Estacas com Uso de Martelo Vibratório e a equipe da VPA Equipamentos não deixou de participar. A primeira edição foi realizada pelo Núcleo Minas Gerais da ABMS em Belo Horizonte (MG), onde também fica a sede da empresa. E teve entre seus participantes uma equipe de engenheiros envolvidos com o equipamento.

“Não conhecíamos outro workshop sobre martelo vibratório até então”, conta Júnio Oliveira. “Tanto as apresentações quanto as discussões foram muito proveitosas. Decidimos, então, que iríamos patrocinar o Workshop nesta segunda edição por acreditarmos de verdade na divulgação desse equipamento”.